top of page

SINAIS DE ALERTA

A maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta oferece indicações importantes sobre o seu desenvolvimento. Os marcos do desenvolvimento são as coisas que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade.

 

Aja cedo ! Converse com o pediatra de seu filho se ele:

AO FINAL DOS 2 MESES:

o Não responde a sons altos

o Não observa o movimento das coisas

o Não sorri para as pessoas

o Não leva as mãos à boca

o Não consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco quando está de bruços

AO FINAL DOS 4 MESES:

o Não observa o movimento das coisas

o Não sorri para as pessoas

o Não consegue erguer a cabeça firmemente

o Não faz barulhos ou emite sons

o Não traz coisas à boca

o Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura

o Tem dificuldade em movimentar um ou ambos os olhos em todas as direções

AO FINAL DOS 6 MESES:

o Não tenta pegar objetos que estão ao alcance

o Não mostra afeto por seus cuidadores o Não responde aos sons ao seu redor

o Apresenta dificuldade em levar objetos à boca

o Não emite sons vogais (“ah”, “eh”, “oh”)

o Não rola em nenhuma direção

o Não ri ou emite sons agudos

o Parece bem duro, com músculos contraídos

o Parece bem mole, como uma boneca de pano

AO FINAL DOS 9 MESES:

o Não suporta o peso nas pernas com apoio

o Não senta com ajuda

o Não balbucia (“mama”, “baba”, “dada”) o

Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber

o Não responde ao próprio nome

o Não parece reconhecer pessoas familiares

o Não olha para onde você aponta

o Não transfere os brinquedos de uma mão para outra

COM 12 MESES:

o Não engatinha

o Não consegue ficar de pé com apoio

o Não procura objetos que viu você esconder.

o Não fala palavras simples como “mama” ou “papa”

o Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça

o Não aponta para objetos

o Perde habilidades que já teve

COM 18 MESES:

o Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas

o Não consegue andar

o Não sabe para que servem objetos comuns

o Não imita os outros

o Não adquire novas palavras

o Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras

o Não percebe ou liga se um cuidador sai ou retorna

o Perde habilidades que já teve

COM 2 ANOS:

o Não usa frases de 2 palavras (por exemplo, “beber leite”)

o Não sabe o que fazer com coisas comuns, como escova, telefone, garfo, colher

o Não imita ações e palavras

o Não segue instruções simples

o Não anda com firmeza

o Perde habilidades que já teve

COM 3 ANOS:

o Cai muito ou tem dificuldade com degraus

o Baba ou apresenta fala não clara

o Não consegue manusear brinquedos simples (como painéis furados, quebra-cabeças simples, maçaneta de virar)

o Não usa frases para se comunicar

o Não entende instruções simples

o Não brinca de faz de conta ou de mentirinha

o Não quer brincar com outras crianças ou com brinquedos

o Não faz contato com os olhos

o Perde habilidades que já teve

COM 4 ANOS:

o Não consegue pular no mesmo local

o Apresenta dificuldade para rabiscar

o Não mostra interesse em jogos interativos ou de faz de conta

o Ignora outras crianças ou não responde a pessoas fora da família

o Resiste à troca de roupa, hora de dormir e ir ao banheiro

o Não consegue contar uma história preferida

o Não segue comandos de 3 partes

o Não entende “igual” e “diferente”

o Não usa “eu” e “você” corretamente

o Fala de forma não compreensível

o Perde habilidades que já teve

COM 5 ANOS:

o Não mostra uma série de emoções

o Demonstra comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez ou tristeza fora do comum)

o Retraído e pouco ativo fora do comum

o É facilmente distraído, tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos

o Não responde às pessoas, ou responde apenas superficialmente

o Não consegue separar o real do imaginário

o Não brinca de uma série de jogos e atividades

o Não consegue dizer seu nome e sobrenome

o Não usa plurais e tempo passado corretamente

o Não fala sobre as atividades ou experiências diárias

o Não faz desenhos

o Não consegue escovar os dentes, lavar e enxugar as mãos, ou se despir sem ajuda

o Perde habilidades que já teve

FONTE: SBNI

bottom of page