SINAIS DE ALERTA
A maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta oferece indicações importantes sobre o seu desenvolvimento. Os marcos do desenvolvimento são as coisas que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade.
Aja cedo ! Converse com o pediatra de seu filho se ele:
AO FINAL DOS 2 MESES:
o Não responde a sons altos
o Não observa o movimento das coisas
o Não sorri para as pessoas
o Não leva as mãos à boca
o Não consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco quando está de bruços
AO FINAL DOS 4 MESES:
o Não observa o movimento das coisas
o Não sorri para as pessoas
o Não consegue erguer a cabeça firmemente
o Não faz barulhos ou emite sons
o Não traz coisas à boca
o Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
o Tem dificuldade em movimentar um ou ambos os olhos em todas as direções
AO FINAL DOS 6 MESES:
o Não tenta pegar objetos que estão ao alcance
o Não mostra afeto por seus cuidadores o Não responde aos sons ao seu redor
o Apresenta dificuldade em levar objetos à boca
o Não emite sons vogais (“ah”, “eh”, “oh”)
o Não rola em nenhuma direção
o Não ri ou emite sons agudos
o Parece bem duro, com músculos contraídos
o Parece bem mole, como uma boneca de pano
AO FINAL DOS 9 MESES:
o Não suporta o peso nas pernas com apoio
o Não senta com ajuda
o Não balbucia (“mama”, “baba”, “dada”) o
Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber
o Não responde ao próprio nome
o Não parece reconhecer pessoas familiares
o Não olha para onde você aponta
o Não transfere os brinquedos de uma mão para outra
COM 12 MESES:
o Não engatinha
o Não consegue ficar de pé com apoio
o Não procura objetos que viu você esconder.
o Não fala palavras simples como “mama” ou “papa”
o Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça
o Não aponta para objetos
o Perde habilidades que já teve
COM 18 MESES:
o Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas
o Não consegue andar
o Não sabe para que servem objetos comuns
o Não imita os outros
o Não adquire novas palavras
o Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras
o Não percebe ou liga se um cuidador sai ou retorna
o Perde habilidades que já teve
COM 2 ANOS:
o Não usa frases de 2 palavras (por exemplo, “beber leite”)
o Não sabe o que fazer com coisas comuns, como escova, telefone, garfo, colher
o Não imita ações e palavras
o Não segue instruções simples
o Não anda com firmeza
o Perde habilidades que já teve
COM 3 ANOS:
o Cai muito ou tem dificuldade com degraus
o Baba ou apresenta fala não clara
o Não consegue manusear brinquedos simples (como painéis furados, quebra-cabeças simples, maçaneta de virar)
o Não usa frases para se comunicar
o Não entende instruções simples
o Não brinca de faz de conta ou de mentirinha
o Não quer brincar com outras crianças ou com brinquedos
o Não faz contato com os olhos
o Perde habilidades que já teve
COM 4 ANOS:
o Não consegue pular no mesmo local
o Apresenta dificuldade para rabiscar
o Não mostra interesse em jogos interativos ou de faz de conta
o Ignora outras crianças ou não responde a pessoas fora da família
o Resiste à troca de roupa, hora de dormir e ir ao banheiro
o Não consegue contar uma história preferida
o Não segue comandos de 3 partes
o Não entende “igual” e “diferente”
o Não usa “eu” e “você” corretamente
o Fala de forma não compreensível
o Perde habilidades que já teve
COM 5 ANOS:
o Não mostra uma série de emoções
o Demonstra comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez ou tristeza fora do comum)
o Retraído e pouco ativo fora do comum
o É facilmente distraído, tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos
o Não responde às pessoas, ou responde apenas superficialmente
o Não consegue separar o real do imaginário
o Não brinca de uma série de jogos e atividades
o Não consegue dizer seu nome e sobrenome
o Não usa plurais e tempo passado corretamente
o Não fala sobre as atividades ou experiências diárias
o Não faz desenhos
o Não consegue escovar os dentes, lavar e enxugar as mãos, ou se despir sem ajuda
o Perde habilidades que já teve
FONTE: SBNI