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MARCOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

Seu bebê aos 2 meses

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

Social/Emocional

o Começa a sorrir para as pessoas

o Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)

o Tenta olhar para os pais

Linguagem/Comunicação

o Começa a fazer barulhos e gorgolejar

o Vira a cabeça em direção aos sons

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Presta atenção a rostos

o Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe

o Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda

Movimento/Desenvolvimento físico

o Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços

o Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas

Seu bebê aos 4 meses

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

Social/Emocional

o Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas

o Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba

o Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa

Linguagem/Comunicação

o Começa a balbuciar

o Balbucia com expressões e imita os sons que ouve

o Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Mostra a você se está feliz ou triste

o Responde ao afeto

o Tenta pegar um brinquedo com uma mão

o Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo

o Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro

o Observa os rostos atentamente

o Reconhece pessoas e coisas familiares de longe

Movimento/Desenvolvimento físico

o Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio

o Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura

o Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços

o Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados

o Leva as mãos à boca

o Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos

Seu bebê aos 6 meses

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

Social/Emocional

o Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho

o Gosta de brincar com outros, especialmente os pais

o Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz

o Gosta de se ver no espelho

Linguagem/Comunicação

o Responde aos sons emitindo sons

o Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons

o Responde ao próprio nome

o Emite sons para mostrar alegria e descontentamento

o Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Observa as coisas ao seu redor o Leva objetos à boca

o Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance

o Começa a passar as coisas de uma mão para a outra

Movimento/Desenvolvimento físico

o Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)

o Começa a sentar-se sem apoio

o Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar

o Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente

Seu bebê aos 9 meses

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

Social/Emocional

o Pode ter medo de estranhos

o Pode ser grudado nos adultos familiares

o Possui brinquedos favoritos

Linguagem/Comunicação

o Compreende “não”

o Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”

o Imita sons e gestos dos outros

o Usa os dedos para apontar as coisas

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai

o Procura objetos que vê você esconder

o Brinca de esconder e achar o rosto

o Coloca objetos na boca

o Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra

o Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador

Movimento/Desenvolvimento físico

o Fica de pé apoiado em algo

o Consegue se sentar

o Senta sem apoio

o Puxa para levantar o Engatinha

Seu bebê com 1 ano

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o É tímido ou nervoso com estranhos

o Chora quando a mãe ou pai vai embora

o Possui pessoas e objetos preferidos

o Demonstra medo em algumas situações

o Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história

o Repete sons ou reações para conseguir atenção

o Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir

o Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”

Linguagem/Comunicação

o Responde a pedidos simples verbais

o Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau”

o Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)

o Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”

o Tenta dizer as palavras que você fala

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando

o Acha objetos escondidos com facilidade

o Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto o Imita gestos

o Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo

o Bate dois objetos um contra o outro

o Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa

o Solta as coisas sem ajuda

o Cutuca com o dedo indicador

o Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”

Movimento/Desenvolvimento físico

o Senta-se sem ajuda

o Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis

o Pode dar alguns passos sem se apoiar

o Pode ficar de pé sozinho

Seu filho aos 18 meses

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira

o Pode ter ataques de birra

o Pode ter medo de estranhos

o Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado

o Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca

o Pode grudar nos cuidadores em situações novas

o Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante

o Explora sozinho, mas com um dos pais por perto

Linguagem/Comunicação

o Fala diversas palavras simples

o Diz “não” balançando a cabeça

o Aponta para mostrar a alguém o que ele quer

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher

o Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas

o Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo

o Aponta para uma parte do corpo

o Faz rabiscos sozinho

o Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”

 

Movimento/Desenvolvimento físico

o Anda sozinho

o Pode conseguir subir degraus e correr

o Puxa brinquedos enquanto anda

o Ajuda a se despir

o Bebe de um copo

o Come com uma colher

Seu filho com 2 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas

o Fica empolgado quando está com outras crianças

o Mostra cada vez mais independência

o Mostra um comportamento desafiador (faz o que lhe foi pedido para não fazer)

o Brinca principalmente ao lado de outras crianças, mas começa a incluir outras crianças, como em brincadeiras de pega-pega

 

Linguagem/Comunicação

o Aponta para objetos ou imagens quando ouve seus nomes ]

o Conhece os nomes de pessoas familiares e partes do corpo

o Formula frases com 2 a 4 palavras

o Segue instruções simples

o Repete palavras que ouviu em uma conversa

o Aponta para coisas em um livro

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de duas ou três camadas

o Começa a separar formas e cores

o Completa frases e rimas em livros familiares

o Brinca de brincadeiras simples de faz de conta

o Constrói torres de 4 ou mais blocos

o Pode usar uma mão mais do que a outra

o Segue instruções de dois passos, como “Pegue seus sapatos e coloque-os no armário”.

o Nomeia itens em um livro de imagens, como gato, pássaro ou cachorro

Movimento/Desenvolvimento físico

o Fica na ponta do pé

o Chuta uma bola

o Começa a correr

o Escala e desce de móveis sem ajuda

o Sobe e desce escadas se segurando

o Arremessa uma bola com as mãos

o Desenha ou copia linhas retas e círculos

Seu filho com 3 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o Imita adultos e amigos

o Mostra afeto por amigos sem ser incentivado

o Reveza em brincadeiras

o Mostra preocupação por um amigo que está chorando

o Entende a ideia de “meu” e “seu” ou “sua”

o Mostra uma série de emoções

o Separa com facilidade da mãe e do pai

o Pode ficar aborrecido com mudanças grandes na rotina

o Coloca e tira a roupa sozinho

Linguagem/Comunicação

o Segue instruções de 2 ou 3 passos

o Consegue falar o nome das coisas mais comuns

o Entende palavras como “dentro”, “em cima” e “embaixo”

o Fala seu primeiro nome, idade e sexo

o Fala o nome de um amigo

o Fala palavras como “eu”, “mim”, “nós” e “você” e alguns plurais (carros, cachorros, gatos)

o Fala bem o suficiente para pessoas estranhas entenderem a maior parte do tempo

o Engaja em uma conversa usando 2 a 3 frases

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Pode manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis

o Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas

o Monta quebra-cabeças com 3 ou 4 peças

o Entende o que “dois” significa

o Copia um círculo com um lápis ou giz-de-cera

o Vira uma página de um livro por vez

o Constrói torres de mais de 6 blocos

o Abre e fecha tampas de jarras ou vira a maçaneta da porta

Movimento/Desenvolvimento físico

o Escala bem

o Corre com facilidade

o Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas)

o Sobe e desce escadas, um pé em cada degrau

Seu filho com 4 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o Gosta de fazer coisas novas

o Brinca de “mamãe” e “papai”

o Está cada vez mais criativo com brincadeiras de faz de conta

o Prefere brincar com outras crianças do que sozinho

o Coopera com outras crianças

o Com frequência não consegue separar o real do imaginário

o Fala sobre o que gosta e no que está interessado

Linguagem/Comunicação

o Sabe algumas regras básicas de gramática, como o uso correto de “ele” e “ela”

o Canta uma música ou recita um poema de cabeça, como ”A dona aranha” ou “As rodas do ônibus”

o Conta histórias

o Consegue dizer seu nome e sobrenome

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Fala os nomes de cores e alguns números

o Entende a ideia de contar

o Começa a entender o tempo

o Lembra-se de partes de uma história

o Entende a ideia de “igual” e “diferente”

o Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo

o Usa tesouras o Começa a copiar algumas letras de forma

o Brinca de jogos de tabuleiro ou de cartas

o Diz a você o que acha que vai acontecer em seguida em um livro

Movimento/Desenvolvimento físico

o Pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos

o Consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes

o Coloca líquidos [em um copo], corta com supervisão e amassa seu próprio alimento

Seu filho com 5 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

o Quer agradar os amigos

o Quer ser como os amigos

o Mais propenso a cumprir as regras o Gosta de cantar, dançar e atuar

o Tem consciência do gênero sexual

o Consegue separar o real do imaginário

o Mostra mais independência (por exemplo, pode visitar um vizinho de porta sozinho [ainda precisa de supervisão de um adulto])

o Às vezes é exigente e às vezes bastante cooperativo

Linguagem/Comunicação

o Fala com clareza

o Conta uma história simples usando frases completas

o Usa o tempo futuro, por exemplo, “A vovó vai chegar”.

o Diz o nome e o endereço

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

o Conta 10 ou mais coisas

o Consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo

o Consegue escrever algumas letras ou números

o Copia um triângulo e outras formas geométricas

o Sabe de coisas usadas diariamente, como dinheiro e comida

Movimento/Desenvolvimento físico

o Fica em pé sobre um pé só por 10 segundos ou mais

o Pula; talvez consiga saltar

o Consegue dar cambalhota

o Usa garfo e colher e, às vezes, faca

o Consegue ir ao banheiro sozinho

o Balança e escala

Fonte: SBNI

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