MARCOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Seu bebê aos 2 meses
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
Social/Emocional
o Começa a sorrir para as pessoas
o Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)
o Tenta olhar para os pais
Linguagem/Comunicação
o Começa a fazer barulhos e gorgolejar
o Vira a cabeça em direção aos sons
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Presta atenção a rostos
o Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe
o Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda
Movimento/Desenvolvimento físico
o Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços
o Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas
Seu bebê aos 4 meses
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
Social/Emocional
o Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas
o Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba
o Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa
Linguagem/Comunicação
o Começa a balbuciar
o Balbucia com expressões e imita os sons que ouve
o Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Mostra a você se está feliz ou triste
o Responde ao afeto
o Tenta pegar um brinquedo com uma mão
o Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo
o Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro
o Observa os rostos atentamente
o Reconhece pessoas e coisas familiares de longe
Movimento/Desenvolvimento físico
o Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio
o Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
o Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços
o Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados
o Leva as mãos à boca
o Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos
Seu bebê aos 6 meses
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
Social/Emocional
o Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho
o Gosta de brincar com outros, especialmente os pais
o Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz
o Gosta de se ver no espelho
Linguagem/Comunicação
o Responde aos sons emitindo sons
o Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons
o Responde ao próprio nome
o Emite sons para mostrar alegria e descontentamento
o Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Observa as coisas ao seu redor o Leva objetos à boca
o Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance
o Começa a passar as coisas de uma mão para a outra
Movimento/Desenvolvimento físico
o Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)
o Começa a sentar-se sem apoio
o Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar
o Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente
Seu bebê aos 9 meses
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
Social/Emocional
o Pode ter medo de estranhos
o Pode ser grudado nos adultos familiares
o Possui brinquedos favoritos
Linguagem/Comunicação
o Compreende “não”
o Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”
o Imita sons e gestos dos outros
o Usa os dedos para apontar as coisas
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai
o Procura objetos que vê você esconder
o Brinca de esconder e achar o rosto
o Coloca objetos na boca
o Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra
o Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador
Movimento/Desenvolvimento físico
o Fica de pé apoiado em algo
o Consegue se sentar
o Senta sem apoio
o Puxa para levantar o Engatinha
Seu bebê com 1 ano
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o É tímido ou nervoso com estranhos
o Chora quando a mãe ou pai vai embora
o Possui pessoas e objetos preferidos
o Demonstra medo em algumas situações
o Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história
o Repete sons ou reações para conseguir atenção
o Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir
o Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”
Linguagem/Comunicação
o Responde a pedidos simples verbais
o Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau”
o Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)
o Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”
o Tenta dizer as palavras que você fala
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando
o Acha objetos escondidos com facilidade
o Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto o Imita gestos
o Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo
o Bate dois objetos um contra o outro
o Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa
o Solta as coisas sem ajuda
o Cutuca com o dedo indicador
o Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”
Movimento/Desenvolvimento físico
o Senta-se sem ajuda
o Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis
o Pode dar alguns passos sem se apoiar
o Pode ficar de pé sozinho
Seu filho aos 18 meses
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira
o Pode ter ataques de birra
o Pode ter medo de estranhos
o Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado
o Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca
o Pode grudar nos cuidadores em situações novas
o Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante
o Explora sozinho, mas com um dos pais por perto
Linguagem/Comunicação
o Fala diversas palavras simples
o Diz “não” balançando a cabeça
o Aponta para mostrar a alguém o que ele quer
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher
o Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas
o Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo
o Aponta para uma parte do corpo
o Faz rabiscos sozinho
o Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”
Movimento/Desenvolvimento físico
o Anda sozinho
o Pode conseguir subir degraus e correr
o Puxa brinquedos enquanto anda
o Ajuda a se despir
o Bebe de um copo
o Come com uma colher
Seu filho com 2 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas
o Fica empolgado quando está com outras crianças
o Mostra cada vez mais independência
o Mostra um comportamento desafiador (faz o que lhe foi pedido para não fazer)
o Brinca principalmente ao lado de outras crianças, mas começa a incluir outras crianças, como em brincadeiras de pega-pega
Linguagem/Comunicação
o Aponta para objetos ou imagens quando ouve seus nomes ]
o Conhece os nomes de pessoas familiares e partes do corpo
o Formula frases com 2 a 4 palavras
o Segue instruções simples
o Repete palavras que ouviu em uma conversa
o Aponta para coisas em um livro
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de duas ou três camadas
o Começa a separar formas e cores
o Completa frases e rimas em livros familiares
o Brinca de brincadeiras simples de faz de conta
o Constrói torres de 4 ou mais blocos
o Pode usar uma mão mais do que a outra
o Segue instruções de dois passos, como “Pegue seus sapatos e coloque-os no armário”.
o Nomeia itens em um livro de imagens, como gato, pássaro ou cachorro
Movimento/Desenvolvimento físico
o Fica na ponta do pé
o Chuta uma bola
o Começa a correr
o Escala e desce de móveis sem ajuda
o Sobe e desce escadas se segurando
o Arremessa uma bola com as mãos
o Desenha ou copia linhas retas e círculos
Seu filho com 3 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o Imita adultos e amigos
o Mostra afeto por amigos sem ser incentivado
o Reveza em brincadeiras
o Mostra preocupação por um amigo que está chorando
o Entende a ideia de “meu” e “seu” ou “sua”
o Mostra uma série de emoções
o Separa com facilidade da mãe e do pai
o Pode ficar aborrecido com mudanças grandes na rotina
o Coloca e tira a roupa sozinho
Linguagem/Comunicação
o Segue instruções de 2 ou 3 passos
o Consegue falar o nome das coisas mais comuns
o Entende palavras como “dentro”, “em cima” e “embaixo”
o Fala seu primeiro nome, idade e sexo
o Fala o nome de um amigo
o Fala palavras como “eu”, “mim”, “nós” e “você” e alguns plurais (carros, cachorros, gatos)
o Fala bem o suficiente para pessoas estranhas entenderem a maior parte do tempo
o Engaja em uma conversa usando 2 a 3 frases
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Pode manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis
o Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas
o Monta quebra-cabeças com 3 ou 4 peças
o Entende o que “dois” significa
o Copia um círculo com um lápis ou giz-de-cera
o Vira uma página de um livro por vez
o Constrói torres de mais de 6 blocos
o Abre e fecha tampas de jarras ou vira a maçaneta da porta
Movimento/Desenvolvimento físico
o Escala bem
o Corre com facilidade
o Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas)
o Sobe e desce escadas, um pé em cada degrau
Seu filho com 4 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o Gosta de fazer coisas novas
o Brinca de “mamãe” e “papai”
o Está cada vez mais criativo com brincadeiras de faz de conta
o Prefere brincar com outras crianças do que sozinho
o Coopera com outras crianças
o Com frequência não consegue separar o real do imaginário
o Fala sobre o que gosta e no que está interessado
Linguagem/Comunicação
o Sabe algumas regras básicas de gramática, como o uso correto de “ele” e “ela”
o Canta uma música ou recita um poema de cabeça, como ”A dona aranha” ou “As rodas do ônibus”
o Conta histórias
o Consegue dizer seu nome e sobrenome
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Fala os nomes de cores e alguns números
o Entende a ideia de contar
o Começa a entender o tempo
o Lembra-se de partes de uma história
o Entende a ideia de “igual” e “diferente”
o Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo
o Usa tesouras o Começa a copiar algumas letras de forma
o Brinca de jogos de tabuleiro ou de cartas
o Diz a você o que acha que vai acontecer em seguida em um livro
Movimento/Desenvolvimento físico
o Pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos
o Consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes
o Coloca líquidos [em um copo], corta com supervisão e amassa seu próprio alimento
Seu filho com 5 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
o Quer agradar os amigos
o Quer ser como os amigos
o Mais propenso a cumprir as regras o Gosta de cantar, dançar e atuar
o Tem consciência do gênero sexual
o Consegue separar o real do imaginário
o Mostra mais independência (por exemplo, pode visitar um vizinho de porta sozinho [ainda precisa de supervisão de um adulto])
o Às vezes é exigente e às vezes bastante cooperativo
Linguagem/Comunicação
o Fala com clareza
o Conta uma história simples usando frases completas
o Usa o tempo futuro, por exemplo, “A vovó vai chegar”.
o Diz o nome e o endereço
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
o Conta 10 ou mais coisas
o Consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo
o Consegue escrever algumas letras ou números
o Copia um triângulo e outras formas geométricas
o Sabe de coisas usadas diariamente, como dinheiro e comida
Movimento/Desenvolvimento físico
o Fica em pé sobre um pé só por 10 segundos ou mais
o Pula; talvez consiga saltar
o Consegue dar cambalhota
o Usa garfo e colher e, às vezes, faca
o Consegue ir ao banheiro sozinho
o Balança e escala
Fonte: SBNI