O que você pode fazer pelo seu filho de 5 anos:
o Continue organizando dias de brincadeira conjunta com outra criança, passeios ao parque ou grupos para brincar. Dê mais liberdade para seu filho escolher as atividades que quer brincar com os amigos e deixe ele resolva seus problemas sozinho.
o Seu filho pode começar a responder ou falar com desrespeito (palavrões) como forma de se sentir independente. Não dê muita atenção a isso além de uma leve repreensão. Ao invés disso, elogie-o quando pedir as coisas de forma educada e receber calmamente um “não” como resposta.
o Este é um bom momento para conversar com ele sobre toque seguro. Ninguém deve tocar as “partes íntimas”, exceto médicos e enfermeiros durante exames ou os pais quando estiverem tentando limpar a criança.
o Ensine a ele seu endereço e número de telefone.
o Ao ler para seu filho, peça que adivinhe o que acontecerá em seguida na história.
o Incentive-o a “ler” olhando as imagens e contando a história.
o Ensine-o conceitos como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem. Comece a ensinar os dias da semana.
o Explore os interesses do seu filho em sua comunidade. Por exemplo, se ele adora animais, leve-o ao zoológico ou fazendinha. Vá a uma biblioteca ou pesquise na internet sobre estes assuntos.
o Mantenha uma caixa de giz-de-cera, papel, tinta, tesouras infantis e massinha acessível. Incentive seu filho a desenhar e criar projetos de arte com materiais diferentes.
o Brinque com brinquedos que incentivem-no a montar as coisas.
o Ensine-o a usar as pernas para frente e para trás para impulsioná-lo em um balanço.
o Ajude-o a se pendurar em barras.
o Faça caminhadas, com seu filho, faça uma caça ao tesouro em seu bairro ou parque, e ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando um capacete).
FONTE: SBNI